domingo, 27 de dezembro de 2015

Mini polaroids - - íman de frígorifico



Aqui vai o meu primeiro DIY.
Trouxe-vos aqui uma ideia de uns polaroids com íman para colocar no frigorífico, por exemplo, ou qualquer estrutura metálica. São muito queridos e muito bons para oferecer àquela pessoa na vossa vida que gosta muito de receber fotografias ou simplesmente uma forma engraçada de dispor várias fotografias em casa. 
Aqui vai então.

Os materiais necessários para este projecto são:
- pincel
- régua
- x-ato
- lápis
- borracha
- cola branca
- íman (no meu caso é em fita)
- papel de maquete
- fotos impressas nas dimensões desejadas

Este projecto é feito em duas partes. 
Para facilitar a explicação da primeira parte, criei um tutorial em vídeo que está a baixo destes passos mas deixo na mesma uma explicação breve:
- inicialmente, comecei por criar as minhas imagens polaroid através do site PicMonkey que podem aceder aqui;
- assim que lá estiverem abram escolham a opção editar e acedam ao vosso computador para escolher a imagem que querem editar;
- depois cortem-na em forma quadrada;
- de seguida escolham a moldura polaroid e endireitem a foto. Podem ou não retirar o efeito que já vem por defeito com a moldura;
- salvem a vossa fotografia e passem-na para um documento word;
- agora basta dar à imagem as dimensões que querem, sendo que esse será também o tamanho final do íman;
- repitam com quantas fotos quiserem criar, colocando-as sempre no documento word com as dimensões que pretendem e imprimam em papel normal.


(Peço desculpa pela qualidade do vídeo mas por algum motivo ao publicar o vídeo reduz a qualidade e não consegui melhorar)

O segundo passo explica-se a ele mesmo pelas fotos a baixo contudo deixo na mesma uma explicação.


Algumas indicações:
- comecem por cortar as vossas fotos individualmente;
- cortem o papel de maquete com as dimensões das fotos com ajuda do x-ato pois este papel é bem grosso (no meu caso as dimensões que utilizei foram 3,4 cm de altura e 2,9 cm de largura);
- passem uma camada fina de cola branca por cada um e colem as imagens (existem alguns tutoriais que colam directamente as imagens no papel de maquete e só depois recortam, mas pessoalmente acho que é mais difícil, mas claro está ao critério de cada um);
- coloquem agora os ímans na parte de trás, que no meu caso bastou cortar a fita com uma tesoura e colar, uma vez que esta fita já vem com adesivo nela mesma. Dado que a solução do íman é um pouco cara podem aproveitar para reciclar ímans que tenham em casa ou utilizar uma fita cola de dupla face para colar dos dois lados, ou qualquer outra solução;
- por último coloquem uma camada final de cola branca para selar tudo e proteger as fotos e deixem secar muito bem.

Está pronto! Pronto para tornar o vosso frigorífico lindo e cheio de recordações.

P.s.: agradecimentos à irmã pela ajuda nas fotos :)



   

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Bolacha salgada de tomate, salsa e pimentão doce -- Cabazes de Natal #3

Hoje trago-vos uma receita e um blog. 
Andei a estudar receitinhas para os cabazes de natal e surgiu-me um blog chamado A Marmita (que provavelmente muitos conhecem). Este blog captou logo a minha atenção por causa das fotos que são "uma delicia" (expressão que diria a minha mãe e a qual acho deliciosa mesmo). 
Se passearem um pouco naquele blog, garanto que é impossível que não queiram experimentar pelo menos uma receita. No meu caso, eu escolhi a receita destas bolachinhas que achei que seriam excelentes para oferecer neste natal. Então aqui vai.

No meu caso fiz umas bolachinhas com salsa, contudo na receita da Marmita , são utilizados oregãos, que também gosto muito mas continuo a não ter cá em casa, tal como na receita do mix de tempero para carnes. Hihi! Caso queiram ver a receita original, podem aceder aqui.


Tempo: 30 minutos
Custo: económico
Dificuldade: fácil
Quantidade: 30 no meu caso (depende do tamanho)





Ingredientes:
 150g de farinha de trigo
1 colher de café de sal fino
1 colher de chá de salsa
1 colher de chá de pimentão doce
50g de margarina
1 colher de sopa de concentrado de tomate
2 colheres de sopa de água fria

» Numa taça colocar os ingredientes secos e misturar bem.
» Colocar agora a manteiga partida em cubos e misturar até obter uma massa homogénea, que se separe bem. 
» De seguida colocar a o concentrado de tomate e a água e misturar até formar uma bola. 
» Coloque agora a massa no frigorífico durante 30 minutos e assim que esteja pronta abra-a e corte-a para fazer as suas bolachas.
» Coloque-as num tabuleiro e leve ao forno a 160ºC por cerca de 10 minutos ou até ficarem durinhas. Estão prontas. 

Bom apetite a todos e Boas Festas.




   


segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

DIY

Não tenho grande jeito com as palavras (o que é engraçado porque decidi ter um blog) mas queria só dar-vos uma palavrinha sobre o separador que criei relacionado com DIY (Do It Yourself).
Decidi criar este separador porque sou uma grande amante de trabalhos manuais e achei interessante mostrar-vos alguns dos projectos que tenho em mente. Em breve colocarei alguns projectos que espero que gostem.
Até lá.



O Youtube ensinou-me #2 Massa no forno para toda a família - saudável (The Chiappas)

Voltei com uma receita que aprendi no Youtube e gostei tanto que tenho que partilhar porque para além de ser uma alternativa saudável, é muito boa.

Esta massa é muito rica em vegetais e por isso uma excelente refeição para toda a família desde os graúdos aos miúdos. 
Para além disso, como os vegetais estão misturados com todo o resto, os miúdos vão deliciar-se e nem saberão que estão a comer couve-flor (assim como os adultos hihi!).

O canal de hoje do Youtube chama-se: The Chiappas, e é um canal muito interessante de três irmãs italianas, que partilham connosco receitas saudáveis, muitas receitas italianas e principalmente receitas para toda a família (não se esperava outra coisa de uma famiglia italiana não é?).
Nas receitas, elas têm sempre muito cuidado em fazer uma versão que seja também para bebés e crianças, ou que seja possível de adaptar para os mais pequeninos (que é o caso da receita de hoje).


Chicken, leek & pea pasta bake
Fonte: http://www.jamieoliver.com/recipes/pasta-recipes/chicken-leek-pea-pasta-bake/#OCwTr51p0o7KiW93.97
Uma curiosidade engraçada sobre o apelido destas irmãs, é que o nome delas traduzido, quer dizer: bochechas do rabo. Achei muito engraçado, quando as próprias disseram o que o nome delas queria dizer num episódio de um outro canal do youtube, o SORTED (também muito conhecido).
Infelizmente (e eu sei que não é muito apelativo), não consegui tirar nenhuma foto ao prato que fiz e por isso deixo-vos com uma foto do prato feito por uma das irmãs Chiappa.



 Tempo: 45 min
Custo: económico
Dificuldade: fácil
Quantidade: 4 pessoas

Ingredientes:

2 dentes de alho
1 couve-flor média
500g de massa conchas/conchiglie 
1 chávena de feijão branco*
1 copo de leite
200g de queijo ralado (eu utilizei mistura de 4 queijos)
1 chávena de ervilhas
2 peitos de frango (na receita original são utilizadas 6 fatias de fiambre que podem adaptar se preferirem)

» Coloque em lume alto, água a ferver com dois dentes de alho e um pouco de sal, para dar sabor. Nesta água coza os peitos de frango. Assim que estes estiverem cozidos, retire-os mas deixe ficar a água na panela.
» Coloque então a couve-flor, já lavada e dividida em pequenas flores, na água a cozer.
» Enquanto estiver a cozer a couve, aproveite para desfiar os peitos de frango com a ajuda de dois garfos.
» Assim que a couve-flor esteja cozida, retire-a com ajuda de uma escumadeira colocando-a numa taça, e tal como antes a água na panela. Acrescente água se necessário, deixando-a ferver de novo.
» Coloque agora a massa a cozer, deixando-a cozer um pouco menos do tempo que indica na embalagem, pois esta ainda vai ao forno. Quando a massa estiver quase cozida, acrescente as ervilhas.  
» Aproveite agora para colocar o forno a pré-aquecer a 160ºC.
» Com uma varinha mágica, transforme a couve-flor em puré e de seguida coloque o feijão branco, escorrido e triture também até formar um puré homogéneo (esta é a altura para retirar um pouco do puré para servir a um bebé, sem acrescentar tempero). Acrescente a esta mistura um copo de leite até este adquirir uma consistência de molho e tempere com pimenta, sal e noz moscada a gosto.
» A esta mistura acrescente agora o frango desfiado.» Com a massa e o puré preparados, misture tudo numa taça grande (pois ainda é um volume grande de comida) e coloque num tabuleiro de ir ao forno.
» Espalhe o queijo ralado por cima e leve ao forno a 160ºC, por 15 minutos. Bom apetite!

P.s.: 
  • Quando escolher a massa que vai utilizar para este prato, opte por massas grandes, uma vez que esparguete e massas assim mais finas ou mais pequenas, como cotovelinhos, não terão o mesmo efeito pois não criam aquelas bolsinhas que são excelentes para armazenar o receio
  • * IMPORTANTE: se servir este prato a uma criança, e principalmente se servir a papinha de couve-flor com feijão a um bebé, opte por um feijão sem sal uma vez que os bebés não devem elevar os seus níveis de sal pois isso pode levar a que estes desenvolvam doenças, como problemas renais, e não queremos isso por isso é muito importante ter isto em consideração.



Para quem gosta de fazer massa, elas tem um video excelente de como fazer vários tipos de massa, que vou deixar aqui.


E um outro de como dar forma à massa:



   


quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Bolachas de cappuccino com chocolate branco -- Cabazes de Natal #2



Hoje trago mais uma receita de natal que são estas bolachas de cappucino com chocolate branco. São excelentes para dar aquela pessoa adoradora de café. E garanto que ficam muito boas.
São boas para colocar em cabazes porque o chocolate que cobre a bolacha, fica solido o suficiente para colocar um cordel a prender as bolachas, o que fica muito giro para mais tarde as oferecer. Assim sendo, vamos passar à receita.
Estas bolachas são também muito boas sem o chocolate para quem preferir e claro, podem ser cobertas com qualquer outro tipo de chocolate (de leite, preto, etc.)



Tempo: 50 minutos
Custo: médio (depende da escolha dos ingredientes)
Dificuldade: fácil
Quantidade: depende do tamanho (para mim deram 18 bolachas)

Ingredientes:
 6 colheres de sopa de cappuccino instantâneo
1 colher de sopa de água
1 gema de ovo - levemente batida
1 pitada de chocolate
200g (= 1 tabelete) de chocolate branco
Chocolate em pó ou canela para polvilhar 
225g de manteiga
150g de açúcar
300g de farinha sem fermento



» Comece por misturar o cappuccino instantâneo com a água numa taça pequena até que forme uma pasta.
» De seguida, numa taça maior, misture a manteiga e o açúcar até que fique uma mistura amarelo clarinho. Assim que esteja clarinho, coloque a gema de ovo e a pasta de cappuccino.
» Passe a farinha e o sal por uma peneira e incorpore com o resto dos ingredientes já misturados, até que forme uma bola.

» Divida a massa em pequenas bolas, coloque-as num tabuleiro, cubra com película aderente e coloque o tabuleiro no frigorífico por uma hora.
» Assim que estas estiverem refrescadas, coloque o forno a pré-aquecer a 180ºC e coloque-as no forno por aproximadamente 10 min.
» Por fim, deixe-as arrefecer e assim que estiverem frias, derreta o chocolate e coloque por cima das bolachas. Polvilhe por cima canela ou chocolate. Bom apetite!




P.s.: o custo destas bolachas varia conforme a escolha dos produtos, isto é, por exemplo para mim ficaram um pouco mais caras uma vez que não consegui encontra cappuccino instantâneo barato, contudo se conseguirem, o custo destas bolachas reduzirá significativamente.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Mix temperos para carnes -- Cabazes de natal #1


Ainda falta muito para o Natal mas aqui já se prepararam alguns miminhos para incluir em cabazes. O primeiro é este mix de tempero para carnes que dá jeito a qualquer cozinheiro. É bem mais fácil chegar a um frasquinho e já ter tudo pronto (ainda que saiba muito bem uma pessoa armar-se em chefe e fazer chover temperos, hihi).
Este tipo de preparados são sempre muito variáveis, podendo ser alterados ao gosto de cada um.
Deixo-vos então aqui uma sugestão que preparei. Espero que gostem!


Tempo: 5 minutos
Custo: económico
Dificuldade: super fácil



» Parta as folhas de louro em pedacinhos, retirando primeiro o raminho central.
» Misture tudo num almofariz e amasse até o sal ficar mais fininho. Se não quiser o sal mais fino, basta misturar tudo e colocar num frasquinho.


Agora basta temperar a carne e cozinhar. Bom apetite!


Dicas:
- em vez de colocar chimichurri, coloque uma colher de chá de paprika/pimentão doce;
- no caso de ter colocado paprika/pimentão doce, se quiser que fique um pouco mais picante coloque meia colher de chá de flocos, ou pó, de piri piri. Caso tenha colocado chimichurri não será necessário porque este já tem piri piri;
- podem acrescentar também oregãos (uma colher de chá não muito cheia porque o sabor dos oregãos é muito forte), eu é que não tinha.




quarta-feira, 14 de outubro de 2015

O Youtube ensinou-me #1 Barra de frozen yogurt de chocolate com banana e cereais (Gemma's Bigger Bolder Baking)


Hoje (mais uma vez) estava a passear pelo Youtube quando me deparei com esta receita da Gemma's Bigger Bolder Baking que de imediato quis experimentar (podem ver o vídeo aqui).

Este é um snack bastante saudável e que sabe muito bem comer. É muito, mesmo muito fácil de fazer, muito económico e fácil de agradar a qualquer um porque os ingredientes podem variar conforme o gosto pessoal e fazer uma barra deliciosa e à distancia de uma porta de congelador.

Como falo muito de receitas que vejo em vídeos do Youtube, decidi começar uma espécie de rubrica, onde mostro as minhas tentativas de recriar receitas que vi. Assim nasce então a rubrica: O Youtube ensinou-me.

Sem mais demoras, passo a ensinar como se faz esta barra de frozen yogurt, que como disse, pode ser feita com os ingredientes que preferirem sendo esta apenas a minha sugestão. Espero que gostem.


 Tempo: 10min + tempo de congelar
Custo: económico
Dificuldade: super fácil
Quantidade: 2 pessoas

Ingredientes:

2 iogurtes gregos naturais açucarados
1 banana
1 colher de sopa de chocolate em pó
Cereais integrais q.b.

» Numa taça coloque os dois iogurtes e misture bem com o chocolate em pó.
» De seguida parta 3/4 de uma banana em quadradinhos e misture.
» Coloque numa travessa película aderente para que a barra não cole à travessa e espalhe a mistura.
» Parta a restante banana em rodelas e disponha pela mistura e de seguida espalhe cereais para dar mais textura. 
» Agora basta colocar no congelador e deixar solidificar. Bom apetite!




segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Bolo brigadeiro - - - hoje não se faz dieta



 Tempo:1 hora
Custo: económico
Dificuldade: fácil
Quantidade: 6 pessoas

Ingredientes:

Bolo
5 ovos
1 chávena de chá de açúcar
1 chávena de chá de leite
2 chávenas de chá de farinha sem fermento
1/2 chávena de cacau em pó
1 colher de sopa de fermento

Recheio
2 latas de leite condensado
2 colheres de sopa de manteiga
1/2 chávena de chá de cacau em pó
pepitas de chocolate q.b.


Para o bolo:
» Bata as claras dos 5 ovos, em claras. Junte as gemas uma a uma e de seguida junte o açúcar (pode ser feito com batedeira). Acrescente o leite aos poucos. Misture bem e de seguida acrescente a farinha, o cacau e o fermento peneirados.
» Com tudo misturado, unte e enfarinhe uma forma com 28 cm de diâmetro, e coloque o bolo no forno a 200ºC durante aproximadamente 40 minutos. 

Para o recheio:
» Misturar todo os ingredientes numa panela e colocar em lume brando até que este creme engrosse e fique em ponto de brigadeiro.

» Para montar o bolo, é necessário cortar o bolo a meio (é muito importante que o bolo esteja completamente arrefecido para poder cortar o bolo se não este desfaz-se com muita mais facilidade) e depois colocar o recheio na metade de baixo com ajuda de uma espátula ou até da parte de trás de uma faca. Depois de coberto, colocar a metade de cima e cobrir todo o bolo com o brigadeiro e de seguida com as pepitas de chocolate. Bom apetite!


 

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Chiken masala



No mês de Maio existe em Braga (Portugal), uma Feira Romana cheia de coisas novas para experimentar. Quando lá vou, faço sempre questão de ir a uma tendinha que podem ver a baixo na imagem, onde tem as melhores gomas artesanais e para além disso, imensos chás e especiarias que ainda são difíceis de encontrar. Assim sendo decidi entrar na aventura das especiarias e comprar Garam Masala e Chimichurri. Desde então fiquei com o bichinho de fazer comida indiana, primeiro para experimentar as especiarias e depois porque adoro comida cheia de condimentos e muito apurada. 


Assim sendo, noutro dia vi no canal de Vai Comer o Que no youtube um Chiken Masala muito facil de fazer e delicioso mesmo que recomendo a 1000%. Então aqui vai.

Tempo: tempo de marinar + 30min
Custo: económico
Dificuldade: fácil
Quantidade: 2 pessoas

Ingredientes:
- 3 peitos de frango
- 1 iogurte natural (grego ou normal)
- 1 colher de sopa de garam masala
- pimenta branca (a gosto)
- sal (a gosto)
- 1 cebola
-2 dentes de alho
- 1 tomate maduro
- 100g de molho de tomate
- 1 chávena de água
- 1 pacote de natas
- salsa fresca

» Colocar 12h antes (pode deixar da noite para o dia), ou no mínimo 2h, numa taça os peitos de frango com o iogurte, o garam masala, pimenta e sal e misturar bem para que toda a carne fique bem coberta. O iogurte vai permitir que a carne fique mais suave.
» Numa frigideira, bem alta porque o molho ainda vai ocupar bastante, colocar azeite e doure os peitos de frango dos dois lados, mas sem cozinhar totalmente. Não tem problema se ficar um pouco cru no meio porque depois eles ficaram cozidos com o molho.
» Retire os peitos de frango da frigideira, corte em pedaços. Na mesma frigideira leve a cebola cortada em pedaços a dourar. Assim que esta estiver amarelinha, colocar os dentes de alho picados. Acrescente agora o tomate cortado aos pedacinhos, o frango, o molho de tomate e a água. Deixe ferver por 10 min, ou até que o molho tenha engrossado.
» De seguida colocam-se as natas e deixa-se reduzir até o molho ter a consistência desejada. Se achar que é necessário rectificar os temperos, coloque mais um pouco de sal e pimenta e por fim coloque salsa fresca (também fica bem com salsa seca). Sirva com arroz branco. Bom apetite!




 

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Rendi-me às redes sociais


Olá a todos.

Venho anunciar que a partir de hoje podem seguir o blog pelo Facebook através da página de A la minute ( https://www.facebook.com/pages/A-la-minute/1686163904949402?fref=ts ). Assim sabem quando existem novas receitas, nada boas para a dieta, sempre que estas forem postadas.

Espero que gostem. O vosso apoio sabe pela vida.

Vemo-nos no Facebook, hihi.

Bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro (nega maluca)

Aqui vos trago mais uma receitinha que estava à bastante tempo para experimentar.
Como já vos falei, eu sigo bastantes canais de cozinha no youtube, e num dos meus passeios pelo youtube, encontrei uma receita da Daniele Noce que mal a vi, decidi que tinha da experimentar. Este é o Bolo Nega Maluca, que não é nada mais do que um bolo de chocolate com brigadeiro por cima. 
Gostei tanto que decidi partilhar com vocês a receita que é bastante simples e deliciosa.



Tempo: 1h
Custo: económico
Dificuldade: fácil

Ingredientes:
(Bolo)
1 xícara de água
- 1 e 1/4 xícara de chocolate em pó
- 1 e 1/2 de açúcar 
- 4 ovos
- 1 xícara de óleo vegetal
- 1 colher de sopa de extracto de baunilha
- Uma pitada de sal
- 2 xícaras de farinha sem fermento
- 1 colher de sopa de fermento em pó

(Cobertura)
- 1 lata de leite condensado
- 5 colheres de sopa de chocolate em pó
- 1 colher de sopa de manteiga
- 100 ml de natas

» Pré-aqueça o forno a 180º.
» Ferva a água e misture com o chocolate numa tigela grande. Acrescente o açúcar, misture e de seguida coloque os ovos um a um, sem mexer muito.
» Adicione o óleo e a baunilha, mexa bem e por fim misture a farinha e fermento peneirando-os primeiro.
» Coloque tudo numa fora de 20 por 30 cm e leve ao forno por 40 a 50 min.

» Enquanto o bolo está a fazer, podemos fazer o brigadeiro, colocando todos os ingredientes, menos as natas, numa panela e levando ao lume brando. 
» Mexa sempre bem até engrossar e de seguida coloque as natas para que esta cobertura fique mais liquida, caso queira um brigadeiro mais denso, não coloque as natas.
» Assim que o bolo sair do forno, desenformar com cuidado para nao partir e de seguida colocar a cobertura. Bom apetite!

Para verem a receita original cliquem aqui.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Panna Cotta de Iogurte com compota de Pêra e Vinho do Porto

Noutro dia passeava pela Internet para encontrar uma receita para fazer uma sobremesa para mais um jantar de família e foi então que encontrei um blog chamado Sabores com História do qual gostei muito porque está cheio de boas ideias e simples. De lá tirei a ideia de fazer um Panna Cotta de Iogurte mas fazendo uma ligeira alteração. Dêem uma vista de olhos: https://saborescomhistoria.wordpress.com/2012/09/13/panna-cotta-de-iogurte/ 

Para não andar a sujar muita loiça (porque depois tem de ser lavada hihi), fiz uma batota e comprei uma compota de Pêra e Vinho do Porto que deu um toque mesmo bom. Esta base pode ser utilizada com qualquer compota ou até para quem quiser pode fazer uma geleia ou molho de qualquer outra fruta que todos ficam bons sem duvida porque o Panna Cotta é das sobremesas mais versáteis que podemos encontrar no que toca à combinação de sabores. Vamos la então!


Tempo: 20 min + tempo de frigorífico (3h)
Custo: económico
Dificuldade: fácil

Ingredientes:
- 200 ml de natas magras
- quatro iogurtes gregos naturais açucarados 
- 4 folhas de gelatina 
- pau de canela
- casca de limão 
- compota a gosto (neste caso de Pêra com Vinho do Porto)

» Coloque as natas ao lume com a casca de limão e o pau de canela, deixe ferver, apague o lume e deixe mais 5 minutos para ganhar os sabores do pau de canela e da casca de limão.
» Entretanto coloque as folhas de gelatina em água fria, a hidratar, durante esses 5 minutos. Depois de hidratadas, retire bem a agua apertando-as com cuidado e coloque-as nas natas mexendo bem para que se dissolvam.
» Coloque os iogurtes numa taça e mexa e de seguida  coloque as natas passando-as para um coador para evitar os grumos de gelatina e misture bem com uma vara de arames.
» Com tudo bem misturado, coloque em taças individuais, previamente passadas por agua, ou numa taça grande sendo que esta demorará mais tempo a solidificar e leve ao frigorífico por 3h.
» Depois é só servir com compota por cima. Bom apetite!


https://instagram.com/a_la_minute123/

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Copos de chocolate com recheio de manteiga de amendoim


Hoje trago uma receita super boa (menos para a dieta) que são estes copinhos de chocolate recheados de manteiga de amendoim.
São deliciosos contudo dão um bocadinho de trabalho a fazer, mas nada que não se faça por um bom docinho. Dão mais trabalho também porque neste blog fazemos tudo de raiz, que é a melhor forma de sabermos aquilo que pomos nas nossas receitas e que consequentemente comemos.

Custo: económico
Dificuldade: fácil


Para o recheio:
250g de amendoim torrado sem sal e sem casca
100g de açúcar em pó

Para o copinho de chocolate:
Forminhas de cupcake
500g de chocolate de leite (com pelo menos 35% de cacau)

» Para a manteiga de amendoim, coloque 200g de amendoim num processador e triture até formar uma pasta densa com a qual se pode formar bolinhas. Nesta altura adicione o açúcar e continue a triturar até ficar com a consistência de manteiga de amendoim (aqui é importante controlar o açúcar conforme o gosto pessoal, sendo os 100g de açúcar apenas um valor indicativo). Reserve.
» Processe agora 50g de amendoins de forma a que fiquem bocadinhos maiores para dar mais textura, e junte à mistura anterior.

» Tempere o chocolate (este passo é importante para que o chocolate não derreta assim que pegamos contudo, pode ser passado, mas para comer torna-se bastante complicado). Para temperar o chocolate existem muitos vídeos no Youtube que ensinam como fazer, com e sem termómetro, deixo a baixo uma lista.
»  De seguida espalhe chocolate pelas formas, de forma a fazer uma concha onde se irá colocar o recheio, que pode ser feito com a ajuda de uma colher ou um pincel e leve ao frigorífico para que solidifique, no mínimo por 10 minutos. Se quiser que seja mais rápido utilize o congelador.
» Passe a manteiga de amendoim pela concha de chocolate deixando as laterais limpas que depois são cobertas com chocolate de novo para fechar.
» Volte a levar ao frigorífico e assim que estiver solidificado é só comer até ao ultimo. Bom apetite!

Dicas:
- Se tiver amendoim em casa sem estar torrado basta coloca-lo no forno a 200ºC até este ficar castanhinho e tostado.
- Se tiver forminhas de cupcake de silicone é mais fácil quando for para desenformar.

Videos sobre temperagem de chocolate:
https://www.youtube.com/watch?v=S0vJzJ_9UpU
https://www.youtube.com/watch?v=XZZuElqD4vs
https://www.youtube.com/watch?v=2BLrtFA2FT0
https://www.youtube.com/watch?v=6q2FLl3rXP4 (inglês)
https://www.youtube.com/watch?v=sGlMoNs4qlM (inglês)




 

Template by BloggerCandy.com | Header Image by Freepik