Voltei com uma receita que aprendi no Youtube e gostei tanto que tenho que partilhar porque para além de ser uma alternativa saudável, é muito boa.
Esta massa é muito rica em vegetais e por isso uma excelente refeição para toda a família desde os graúdos aos miúdos.
Para além disso, como os vegetais estão misturados com todo o resto, os miúdos vão deliciar-se e nem saberão que estão a comer couve-flor (assim como os adultos hihi!).
Nas receitas, elas têm sempre muito cuidado em fazer uma versão que seja também para bebés e crianças, ou que seja possível de adaptar para os mais pequeninos (que é o caso da receita de hoje).
![]() |
Fonte: http://www.jamieoliver.com/recipes/pasta-recipes/chicken-leek-pea-pasta-bake/#OCwTr51p0o7KiW93.97 |
Infelizmente (e eu sei que não é muito apelativo), não consegui tirar nenhuma foto ao prato que fiz e por isso deixo-vos com uma foto do prato feito por uma das irmãs Chiappa.
Tempo: 45 min
Custo: económico
Dificuldade: fácil
Quantidade: 4 pessoas
Ingredientes:
2 dentes de alho
1 couve-flor média
500g de massa conchas/conchiglie
1 chávena de feijão branco*
1 copo de leite
200g de queijo ralado (eu utilizei mistura de 4 queijos)
1 chávena de ervilhas
2 peitos de frango (na receita original são utilizadas 6 fatias de fiambre que podem adaptar se preferirem)
» Coloque em lume alto, água a ferver com dois dentes de alho e um pouco de sal, para dar sabor. Nesta água coza os peitos de frango. Assim que estes estiverem cozidos, retire-os mas deixe ficar a água na panela.
» Coloque então a couve-flor, já lavada e dividida em pequenas flores, na água a cozer.
» Enquanto estiver a cozer a couve, aproveite para desfiar os peitos de frango com a ajuda de dois garfos.
» Assim que a couve-flor esteja cozida, retire-a com ajuda de uma escumadeira colocando-a numa taça, e tal como antes a água na panela. Acrescente água se necessário, deixando-a ferver de novo.
» Coloque agora a massa a cozer, deixando-a cozer um pouco menos do tempo que indica na embalagem, pois esta ainda vai ao forno. Quando a massa estiver quase cozida, acrescente as ervilhas.
» Aproveite agora para colocar o forno a pré-aquecer a 160ºC.
» Com uma varinha mágica, transforme a couve-flor em puré e de seguida coloque o feijão branco, escorrido e triture também até formar um puré homogéneo (esta é a altura para retirar um pouco do puré para servir a um bebé, sem acrescentar tempero). Acrescente a esta mistura um copo de leite até este adquirir uma consistência de molho e tempere com pimenta, sal e noz moscada a gosto.
» A esta mistura acrescente agora o frango desfiado.» Com a massa e o puré preparados, misture tudo numa taça grande (pois ainda é um volume grande de comida) e coloque num tabuleiro de ir ao forno.
» Espalhe o queijo ralado por cima e leve ao forno a 160ºC, por 15 minutos. Bom apetite!
P.s.:
- Quando escolher a massa que vai utilizar para este prato, opte por massas grandes, uma vez que esparguete e massas assim mais finas ou mais pequenas, como cotovelinhos, não terão o mesmo efeito pois não criam aquelas bolsinhas que são excelentes para armazenar o receio
- * IMPORTANTE: se servir este prato a uma criança, e principalmente se servir a papinha de couve-flor com feijão a um bebé, opte por um feijão sem sal uma vez que os bebés não devem elevar os seus níveis de sal pois isso pode levar a que estes desenvolvam doenças, como problemas renais, e não queremos isso por isso é muito importante ter isto em consideração.
Para quem gosta de fazer massa, elas tem um video excelente de como fazer vários tipos de massa, que vou deixar aqui.
E um outro de como dar forma à massa:
Sem comentários:
Enviar um comentário