terça-feira, 31 de março de 2015

Bombons de chocolate com recheio de Brigadeiro e recheio de Nutella



O prometido é devido, e no meu Instagram, postei uma foto de um molde de chocolates e prometi que viriam em breve. Assim foi. A receita de hoje são bombons de chocolate recheados de brigadeiro e bombons de chocolate recheados com Nutella.

Esta é uma receita que exige apenas um utensílio um pouco mais especifico que são: 

Resultado de imagem para moldes de chocolate

Moldes de chocolate que podem
ser de silicone ou plástico (eu usei o de silicone que podem ser no meu Instagram).




Dão algum trabalho e requerem alguma paciência mas valem a pena para dar aquele toque especial a uma prenda por exemplo.
No meu caso, fiz para a família e não sobreviveram sequer até ao jantar.

Sem mais demoras, vamos à receita!


Tempo: vai depender mas diria que 45 min
Custo: médio
Dificuldade: fácil
Quantidade: 30 bombons (o que vai depender do tamanho a forma)

Ingredientes:

Para o bombom:
- 200g de chocolate de leite de boa qualidade + 100g de chocolate preto para derreter (pode ser utilizado o normal de cozinha mas este garante um melhor manuseamento).

Para o recheio:
- 1 pote de Nutella, pode ser dos pequenos (é só para utilizar uma pequena parte)
- 1 lata de leite condensado
- 3 colheres de sopa de cacau em pó
- 2 colheres de sopa de manteiga


» Comece por fazer o recheio de brigadeiro pois este precisa de solidificar. A receita para o brigadeiro está aqui.
» Para os bombons: pique o chocolate e divida, o em três partes iguais. Coloque duas dessas partes em banho maria (o que significa que colocam uma taça resistente ao calor com o chocolate dentro, por cima de uma panela com um fundo de água, que não deve tocar no recipiente, e que fará com que o chocolate derreta com o calor do vapor). Quando o chocolate estiver derretido, tire do calor e junte o restante chocolate e mexa bem até derreter.
» Encha as cavidades das formas, completamente, de chocolate e dê umas batidelas com a forma numa superfície dura para que o ar que possa estar por baixo saia, para não ficarem bolhas no chocolate quando este solidificar (que podem ver que aconteceu nos meus). Com uma faca ou espátula, retire o excesso de chocolate que fica por cima. De seguida vire a forma para retirar o excesso de chocolate de dentro das cavidades. Leve ao frigorífico até ficarem sólidos (3 a 5 min).
» Quando o brigadeiro estiver frio, forme pequenas bolas para preencher os bombons e coloque-os dentro das cavidades tendo em atenção para deixar a parte de cima livre para tapar os bombons com chocolate.
» Para os bombons de Nutella basta colocar o creme dentro das cavidades. O que fiz foi colocar um pouco de Nutella num copo e levar ao microondas para derreter um pouco de forma a facilitar a colocação dentro das cavidades.
» Por fim coloque de novo chocolate por cima dos bombons já recheados, volte e dar umas batidas com a forma para tirar o ar e volte a limpar a forma. Coloque no frigorífico e quando estiver solidificado está pronto a comer.

Bombom com recheio de Nutella

Bombom com recheio de brigadeiro


Para ajudar na realização das técnicas vou deixar aqui um vídeo do Youtube porque a explicação não será suficiente em principio (para além disso tem algumas receitas que parecem ser muito boas):



(Podem ver aqui os moldes)

domingo, 29 de março de 2015

Brigadeiros


Estes pequenos docinhos são uma delícia e com esta receita, são na minha opinião super fáceis de fazer, económicos e ficam mesmo bons.
São óptimos para fazerem para uma festa ou surpreender alguém e ficam sempre fofos.




Tempo: 15 min + tempo para arrefecer = aproximadamente 30 a 40 min
Custo: económico
Dificuldade: fácil
Quantidade: 15 brigadeiros (dependendo do tamanho)


Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 3 colheres de sopa de cacau em pó
- 2 colheres de sopa de manteiga

» Numa panela coloque a lata de leite condensado, as três colheres de sopa de cacau em pó e por fim duas colheres de sopa de manteiga. 
» Mexa tudo muito bem e deixe cozer em lume brando nunca deixando a panela sem vigilância e não deixar de mexer porque pode agarrar e dar uma grande trapalhada. 
» Quando o brigadeiro começar a descolar da panela, está pronto (dá para perceber bem o ponto em que começa a descolar pois parece que a massa de brigadeiro foi besuntada com óleo e por isso descola com facilidade). 
» Espalhe o brigadeiro num prato e deixe arrefecer completamente para depois colocar no frigorífico até ser necessário para manusear.
» Para finalizar faça bolinhas (o melhor truque é espalhar um pouco de manteiga nas mãos para não agarrar) e cobrir com granulado de chocolate (o clássico) ou raspas de chocolate como foi o caso dos meus. 


Bom apetite!







(Visitem para mais fotinhas)

quarta-feira, 25 de março de 2015

P'ra despachar #1 Arroz de salsichas com ovo escalfado

Olá!

Hoje trago uma receita de uma nova série de receitas que se vai iniciar neste blog: "P'ra despachar".
Estas são receitas fáceis e rápidas e que são boas para fazer ao almoço quando uma pessoa não tem muito tempo - e eu sei o que isso é, porque tenho vida de estudante.
Fica então aqui  receita de hoje.






Tempo: 20 a 30 min
Custo: económico
Dificuldade: fácil
Quantidade: 2 pessoas

Ingredientes:
- 1/2 cebola
- 3 colheres de sopa polpa de tomate
- alho
- 1 lata de salsichas (prefiro as salsichas tipo frankfurt de frasco de vidro)
- azeite
- ervilhas congeladas (a gosto)
- sal
- 1 colher de sopa de pimento vermelho (opcional, só não usei porque não tinha)
- arroz agulha (mais ou menos 100 g)
- água morna
- 2 ovos (que também não pus por não ter)


» Pique a cebola para uma panela e um dente de alho,coloque um fio de azeite e deixe alourar. Junte a polpa de tomate e deixe cozinhar um pouco em lume brando. Junte o arroz e deixe fritar um pouco.
» De seguida junte água (4 vezes a medida de arroz para que este fique com calda). Tempere a gosto com sal, tape o tacho e quando começar a ferver junte as ervilhas  e o pimento.
»Corte às rodelas as salsichas e adicione ao arroz mexendo para envolver bem. 
» À parte coloque uma panela com água a aquecer com um pouco de sal e umas gotas de vinagre. Quando a água ferver parta os ovos para dentro da água e deixe escalfar. Assim que estiverem prontos retirar com uma escumadeira e sirva com o arroz. Bom apetite!



Podem encontrar a receita original aqui do Blog Cinco Sentidos na Cozinha e já agora dêem uma olhadela por lá.


(Visitem)


sábado, 21 de março de 2015

Trufas de Oreo e Chocolate Branco (3 ingredientes)


Hoje trago-vos uma receita de Trufas de Oreo e Chocolate branco que são simplesmente deliciosas. Nem vos sei dizer o quanto.
Encontrei esta receita na net (no Youtube - aqui) e apontei logo no meu caderno de receitas para fazer e saíram deliciosas. Nem é preciso gostar muito de Oreos, que por acaso é o meu caso, para gostar muito destas trufas. E o melhor de tudo é que só levam três ingredientes, contudo ainda assim devo avisar-vos que tendo em conta os ingredientes que leva, não é das receitas mais baratas que fiz mas vale muito a pena.
Aqui está a receita:

Tempo: pode depender do método de esmigalhar as bolachas mas aproximadamente 30 min
Custo: médio (para mim cerca de 4€ contudo depende da marca dos produtos que comprarem)
Dificuldade: fácil
Quantidade: 15 trufas

Ingredientes:
-30 Oreos
-113g de cream cheese
- 1 barra de Chocolate Branco (aproximadamente 200g)

» Esmigalhar as Oreo com uma faca (não recomendo de todo, pois demorou-me 45 minutos), com uma picadora (a 1,2,3) ou até metendo as bolachas num saco e bater com o rolo da massa para que estas fiquem com uma consistência do género do pão-ralado.
» Misturar às bolachas picadas o cream chesse, misturando tudo muito bem para que crie uma massa consistente que permita formar bolinhas.
» Fazer bolinhas com a massa e levar ao frigorífico (ou congelador, como preferirem) por aproximadamente 20 minutos, ou até que fiquem bem firmes.
» Enquanto isso, derreter o chocolate em banho-maria, ou no microondas apenas por 30 segundos de cada vez e mexendo muito bem a cada intervalo para não deixar queimar.
» Por fim, tirar as bolinhas do frigorífico e mergulhar no chocolate. Colocar numa folha de papel vegetal e deixar a secar no frigorífico.

Dicas: 

  • Decorar o topo das trufas com migalhas de Oreo;
  • Retirar do frigorífico apenas quando for para servir pois o chocolate à temperatura ambiente pode começar a derreter depois de um tempo
  • Vão colocando o cream cheese aos poucos até que dê para formar uma bola. Isto é importante porque podem não necessitar de todo o cream cheese.

BOM APETITE!



(Visitem)

sexta-feira, 13 de março de 2015

Cozinhar com o Youtube

Hoje apresento-vos os canais de culinária do Youtube que mais gosto. A maioria, claro, está relacionada com docinhos, pastelaria, porque é a área da culinária que mais gosto.
Infelizmente só tenho um canal português que sigo, o que pode ser por não existirem muitos ou ainda não os ter encontrado. Se alguém souber de canais interessantes portugueses no Youtube podem deixar aqui o link :) Valorizar o nacional é muito bom!

Para mim é importante que as pessoas que cozinham defendam uma coisa: quanto mais natural melhor. Eu não sou muito fã da ideia de cozinhar com corantes, por exemplo, que não sejam naturais. 
É por causa disso que eu gosto tanto do primeiro canal que vos vou apresentar.

1Dulce Delight

Este canal é produzido inteiramente por uma rapariga brasileira muito engraçada, chamada Raiza Costa. Tem como profissão o design o que explica o porquê da casa dela ser tão gira e toda vintage que dá um ar muito alegre ao canal. Esta foi concorrente no Masterchef USA (uma vez que ela actualmente mora na América em Boston) em 2012 se não me engano. Lá fez uma receita original dela que é sem dúvida a minha preferida e da qual já falei neste blog (aqui). 
Ultimamente não tem feito muitos vídeos, contudo vale muito a pena ver todos os vídeos que ela tem no canal.
Como já falei, o que mais gosto nela, para além de fazer uns vídeos muito bonitos, cheios de estilo e de ensinar muito bem, é o facto de ela só gostar de cozinhar com as coisas mais naturais que consiga encontrar e por isso ela tem no seu canal  muitas soluções mais saudáveis. Por isso escolho este vídeo dela para vos deixar aqui. 
Para visitarem o canal do youtube dela basta clicarem no nome do canal que se encontra no ponto um. Ela tem também um canal brasileiro que vos deixo aqui.



O segundo canal que vos trago é também de uma brasileira de São Paulo chamada Danielle, chef de pastelaria formada pela École Lenôtre e também produtora/directora da Enfim Filme e ela também é uma grande amante do Vintage. Esta tem uma casinha toda linda com vários cenários onde grava todos os seus vídeos com o seu marido Paulo e com a ajuda de uma equipa que vai apresentando ao longo do tempo. 
Neste canal vemos principalmente doces contudo ela tem parecerias com outros canais como a Tastemade que mais a baixo também falarei por isso não entro em pormenores para já, onde faz receitas salgadas.
A principal característica que gosto neste canal tem a ver com a questão visual, uma vez que as sobremesas neste canal são sempre lindas de morrer e com muito bom gosto. Para além disso têm muito bom aspecto, e não deve ser só bom aspecto.
A Dani faz também questão de ensinar algumas técnicas à medida que vai ensinando as receitas o que considero também interessante pois com as técnicas uma pessoa em casa pode dar asas à imaginação.
Ela faz também uns pequenos Vlogs semanalmente onde mostra um pouco dos bastidores do trabalho deles, um pouco da vida deles e muitos muitos vestidos. Nunca vi tantos vestidos e tantas saias como nela, o que secretamente me deixa com um pouco de inveja (ainda que não seja a maior utilizadora de vestidos, mas todas gostamos )- um aparte para as leitorAs.
Uma das minhas receitas favoritas desta youtuber é o bolo pelado que podem ver num post deste blog aqui.
Deixo-vos então aqui o video de uma outra receita que acho que mostra bem aquilo que quero dizer:




O canal chama-se Nerdy Nummies e pertence à Rosanna Pansino que é a coisinha (no bom sentido) mais fofinha (porque ela é muito pequenina) e o tema deste canal são as coisas nerd por isso esta faz sempre receitas relacionadas com jogos , filmes ou coisas do género.
Ela é muito boa a decorar e por isso os acabamentos das coisas que faz são muito giros. Para além disso tem sempre ideias muito giras e diz coisas também engraçadas.
Deixo-vos aqui o meu video favorito do canal dela:

Acho que já engordei 5kg de tantas vezes que vi este vídeo. Adoro este bolo!

Mais um canal de doces como é de esperar. O canal pertence a Anne Reardon, e como a própria refere no seu site, faz receitas ridiculamente pouco saudáveis.
O seu canal surgiu porque Anne perguntava "can you teach me how to cook that" (pode ensinar como cozinhar isso) e assim teve a ideia de criar um canal onde explica "How to cook that" (como cozinhar isto - numa tradução muito à letra).
Na minha opinião ela faz coisas espectaculares, a começar pelos bolos fantásticos e a acabar nos chocolates gigantes que esta faz.
Um dos bolos que mais adoro é um Minimo, do Gru, simplesmente porque eles são lindos e muito engraçados. Aqui fica:



Agora na área mais do salgado, o canal português de que vos falei.
Este é o canal de Neuza Costa e Sandro Vilar que todas as segundas e sextas nos trazem receitas novas.
Para ser sincera, não é dos canais do Youtube que sigo com mais atenção porque como passam muitas receitas de pratos salgados eu não tenho tanta curiosidade porque sou mais virada para fazer a parte da pastelaria. Mesmo assim eles apresentam umas receitas simples que dá muitas vezes para fazer com as coisas que se têm em casa, o que é muito bom porque normalmente este tipo de canais tendem a querer tornar-se muito chiques e acaba por ser difícil realizar as receitas que eles postam.
Ainda que esteja a insistir um pouco no facto de eles terem receitas maioritariamente salgadas, isso não significa que não tenham também doces. É um canal bastante completo com vários tipos de receitas.
Fica aqui uma das receitas que mais gosto:


Este é um canal que gosto muito principalmente por causa dos episódios que saem todas as Sextas chamados "Comida de Cinema". 
A minha irmã diz que eu sou completamente vidrada em comida que vejo nos filmes e é bem verdade porque eu fico cheia de fome quando vejo filmes com muita comida e quero comer tudo aquilo que eles estão a comer (menos no American Pie - uma pequena referencia à trufa de "chocolate" do Stifler).
 

Neste canal apresentam uma data de receitas baseadas em filmes, como o enorme bolo de chocolate da Matilda que teve de ser comido pelo pobre rapaz. Aqui podemos encontrar os bolinhos de "Brave", a sandes maravilhosa de "O Chef", a cerveja amanteigada do "Harry Potter" e por ai fora.
Eu adoro aquele canal e a receita que mais gosto tem a ver com uma das minhas comidas preferidas, Guioza. Falo muito a sério quando digo que gosto mesmo muito, porque um dia em que eu decida fazer estas preciosidades, apanho uma autentica overdose de Guioza.


Bom apetite!


Visitem para mais fotos!




domingo, 8 de março de 2015

Panquecas de 3 ingredientes


But baby, you hardly even notice

When I try to show you this song
It's meant to keep you
From doing what you're supposed to
Waking up too early
Maybe we could sleep in
I'll make you banana pancakes
Pretend like it's the weekend now
And we could pretend it all the time

Jack Johnson




Bom dia meus caros!

Hoje trago-vos as banana pancakes do Jack Johnson.  Uma receita de panquecas que apenas utilizam três ingredientes: dois ovos, uma banana madura e um pouco de canela (a gosto). Contudo é importante esclarecer que estas têm uma textura diferente das panquecas a que estamos habituados porque não tem farinha.
Experimentem numa manhã de domingo descansada e com a música do Jack Johnson!




Acompanhem com um cafezinho!
Bom fim de semana :)

sábado, 7 de março de 2015

Lamingtons

Estes bolinhos já estão presentes na minha vida desde pequenina. Costumava come-los num restaurante onde ia em pequenina e adorava-os mas nunca encontrei a receita. Eis que não quando, hoje estava a ver uns vídeos no youtube e deparo-me com estas belezas e decidi que os tinha que fazer como sobremesa para o jantar de família :)
Estes bolinhos chamam-se Lamingtons e pelo que me apercebi, são uns bolos  muito comuns Australianos. São muito simples de fazer e deliciosos. Basicamente o interior é um simples bolo tipo esponja (como chamam os americanos) e bolo tipo pão-de-ló (como chamam os portugueses), cobertos com chocolate e côco.

Reza a lenda que Lord Lamington um dia recebeu umas visitas inesperadas e pediu ao seu chef, Armand Galland, que fizesse uma sobremesa para lhes oferecer e este como apenas tinha um pão de ló velho, decidiu cobri-lo com chocolate para não se perceber e côco para que não se tornasse pegajoso. Outros dizem que Lord Lamington levava um bolo de manteiga na mão, o qual deixou cair numa taça que tinha chocolate e mais tarde descobriram que coberto de chocolate ficava esta delicia. Coincidência ou não, eles são mesmo bons! Agradeçam a quem deixou uma taça gigante (para que caiba o bolo) cheia de chocolate derretido perto do Lord Lamington.

Vamos lá então para a receita!



Ingredientes:
(Para a massa)
6 ovos
2/3 de xícara (150g) de açúcar de confeiteiro (super fino)
1/3 de xícara (50g) de amido de milho
1/2 xícara (75g) de farinha de trigo, peneirada
1/3 xícara (50g) de farinha com fermento, peneirada
(Para a cobertura)
4 xícaras (640g) de açúcar de confeiteiro peneirado
1/2 xícara de cacau em pó, peneirado
15g de manteiga
1 xícara (250ml) de leite
2 xícaras (160g) de coco ralado - apenas para cobrir

» Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre uma forma quadrada com papel vegetal (eu não tive que utilizar manteiga nem farinha para untar uma vez que o bolo se separa muito bem do papel).
» Coloque os ovos numa taça e bata com a batedeira até dobrar o volume (mais ou menos uns 6 minutos). Vá adicionando o açúcar aos poucos. E por fim adicione as farinhas.
» Leve ao forno até este estar dourado ou ao colocar um palito que este saia limpo, sem massa líquida.

» Quando o bolo estiver pronto, deixar arrefecer e enquanto isso vamos fazer a cobertura.
» Misture todos os ingredientes (o côco ralado não pois este é para cobrir) num recipiente que seja resistente ao calor e leve a banho maria até que não hajam nenhuns pedaços de nenhum dos ingredientes. 
»Corte agora o bolo em quadrados (mais ou menos de 3 por 3 centímetros) e mergulhe-os na cobertura. Retire-os do chocolate com um garfo levantando-os e bata com o garfo para retirar o excesso de chocolate e por fim passe por côco ralado e disponha-os num tabuleiro para que sequem.

Por fim começar por comer um e comer os outros todos durante uma tarde (este passo é OBRIGATÓRIO).
Espero que experimentem e gostem. Bom apetite!
Beijinhos!


(Um há marchou!)
 

Template by BloggerCandy.com | Header Image by Freepik