Olá olá!
Aqui vamos nós pela minha Viagem Medieval de Santa Maria da Feira.
Mais um ano viajei por Santa Maria da Feira na Viagem Medieval com o tema "Sancho II - Um Rei Ausente". Aqui podem ver o contexto histórico da feira medieval deste ano.
Esta trata-se da maior feira medieval de Portugal. Tem 33 hectares, 31 áreas temáticas, 135 horas de animação, 11 dias, 312 espectáculos, 930 intervenientes directos e muitas muitas pessoas fascinadas por lá estar, mais uma pessoa muito feliz e já com saudades.
As minhas pernas e o meu cansaço no dia a seguir revelaram o quanto gostei e passeei dentro daquela feira. Começamos por entrar junto do turismo onde fomos buscar o mapa da cidade com todas as actividades e daí partimos à descoberta. Fomos por todas as tendinhas que há naqueles 33 hectares: bazar árabe com tendas cheias de coisas lindas, malas lindas, candeeiros lindos e espelhos igualmente maravilhosos; tendas em geral onde numa delas tem armas medievais espectaculares onde já comprei uma besta noutro ano; a liça, onde se relizavam justas e torneios; o povoado; castelo d'el-rey; estrebaria onde guardavam os cavalos; arraial do castelo, acampamento de uma força militar, etc. Podem ver aqui todos os espaços.
Melhor do que escrever é ver e por isso trouxe fotinhas para mostrar como é linda esta feira.
Castelo D'el-rey
Povoado (ferreiro)
Povoado
Camelo (eles tinham uma forma mesmo muito engraçada de comer que não pude deixar de gravar)
Tenda do arraial do castelo
Candeeiros lindos no mercado árabe
Dança do ventre (pormenor)
Uma das coisas que mais gostei, foi descobrir que este ano criaram visitas guiadas para público com deficiência visual, auditiva e motora de forma a integrar pessoas que por base pensa-se que não conseguirão usufruir desta feira como qualquer outra. Acontece que acredito que não seja verdade sendo um facto que um invisual, por exemplo, não terá a mesma sensação ao visitar o mercado árabe com todas aquelas cores, mas as palavras tem um poder que pode ser mágico. Fiquei mesmo muito satisfeita ao ver que criaram medidas de inclusão.
Em geral adorei toda a experiência que lá vivi e aconselho a qualquer pessoa visitar esta feira pois é um mundo à parte que uma pessoa pode viver num dia, ou até onze.
Espero que tenham gostado, até à próxima.
Sem comentários:
Enviar um comentário