segunda-feira, 12 de junho de 2017

Pastel de nata

Em conversa de amigos surgiu o tema da gastronomia portuguesa que é sem dúvida uma das mais ricas do mundo e que é bastante difícil muitas vezes de descrever a estrangeiros. Contudo chegamos à conclusão que nós na mesa, nunca tivemos a curiosidade de fazer pasteis de nata por termos acesso a eles com tanta facilidade. Assim nasceu em mim uma necessidade incessante de fazer pasteis de nata. 
Mal fui às compras decidi comprar todos os ingredientes necessários para fazer esta receita que vou partilhar convosco agora. Eu segui a receita do site sabor intenso que podem ver aqui mas fiz algumas alterações a meu gosto. 


Tempo: 60 minutos 
Custo: económico
Dificuldade: médio
Ingredientes:
60g de farinha sem fermento
500g de massa folhada (eu comprei)
6 gemas de ovos
500ml de leite
1 casca de limão
1 pau de canela
400g de açúcar 
200 ml de água

» Misture um pouco de leite na farinha de forma a criar uma pasta homogénea. O restante leite, leve numa panela (alta para que depois se possa misturar a calda de açúcar) ao forno com o pau de canela e a raspa de limão, até ferver. Assim que o leite estiver a ferver, junte a mistura de farinha com leite e misture tudo muito bem até que volte a ferver. 
» Numa outra panela coloque o açúcar e a água. Mexa bem e leve ao lume até ferver. Assim que esteja a ferver deixe exactamente mais 3 minutos e retire do lume.
» Misture a calda de açúcar que fez agora em fio, lentamente à mistura de farinha e leite. O creme deverá ficar homogéneo, sem se notar a separação do açúcar e do mistura de leite e farinha. Vai também ficar um creme líquido.
» Passe o creme pelo coador para que fiquem os grumos de farinha para trás que não ficaram desfeitos ao misturar.
» Deixe agora arrefecer este creme até ficar frio e aproveite para fazer a base dos pasteis de nata.


» (Se conseguir compre uma massa folhada já quadrada ou rectangular - ou faça a sua própria-, se não) abra com a ajuda de um rolo de massa, a massa folhada até obter uma forma rectangular. Depois no lado mais comprido, comece a enrolar a massa em si mesma para formar um rolo só. Corte pedaços de dois dedos de espessura e coloque na base das formas (que o melhor é que sejam das individuais e não tabuleiros) puxando a massa com a ponta dos dedos, desde o fundo da forma até ao topo para formar um "copinho" que deve ficar mais espesso nas bordas do que na base.
» Coloque o forno a aquecer a 250º C.



» Ao creme, que deve estar frio para não cozer as gemas, junte agora todas as gemas e misture bem. E está pronto para colocar nas formas e levar ao forno a 250ºC durante 17 minutos ou até a superfície estar tostadinha.

Espero que gostem.



  

   
 

Template by BloggerCandy.com | Header Image by Freepik